Close

Os pets podem ter alergias?

15 de novembro de 2019 Clínica Veterinária, Dicas, Saúde

A alergia nos pets nada mais é do que do que o sistema imunológico do animal lutando contra um invasor. Os sintomas, portanto são uma resposta dessa “defesa”. Os sintomas mais comuns são: coceira intensa; vermelhidão na pele; feridas na pele; queda de pelos; lambedura excessiva (nas patas, focinho, dorso e outros); inflamação do ouvido (otite); espirros; vômito; diarreia; dificuldade respiratória em alguns casos.

Os motivos mais comuns são três: Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitos (DAPE) causada por alergia a presença de pulgas e carrapatos, que se instalam do lado de fora do corpo do hospedeiro; Hipersensibilidade Alimentar (HA) esse tipo se refere a alergias a fontes alimentares e neste caso é necessário uma alimentação especial e hipoalergênica ; Dermatite Atópica (Atopia) onde o animal pode ter alergia a vários tipos de substâncias que existem no ambiente como poeira, plantas, perfume, etc.

Para as alergias crônicas como a Atopia, hoje em dia, existem medicações mais seguras e eficientes para melhorar a coceira do seu animal, se ele tiver esses sintomas, traga seu animal para uma avaliação com um veterinário para que ele institua o melhor tratamento ao tipo de alergia dele!