Gatos também podem ter gripe

18 de junho de 2019 Clínica Veterinária, Dicas, Outros, Saúde

Gatos também podem ter gripe
Sim, infelizmente os felinos também podem ficar gripados e normalmente é causado por vírus ou bactérias e apresenta sintomas parecidos com a gripe humana.
Há várias formas de tratamento, mas o mais adequado é manter a vacinação em dia.
Com climas frios e seco, aumenta a chance dos felinos terem doenças respiratórias como Complexo Respiratório Felino, mais conhecida como “gripe dos gatos”.
É transmitida pelo contato com outros gatos infectados e lugares contaminados. Quando um gato espirra pode infectar outro com até 2 metros de distância. Não é transmitido para os humanos.
O gato infectado podem ter sintomas como: espirros, febre, conjuntivite, corrimento nasal e ocular, úlceras na boca e nos olhos. Os filhotes podem parar de comer levando à desidratação e em casos severos até á morte.

Prevenção:
A vacina reduz o risco do felino contrair inúmeras doenças, inclusive a gripe de gatos. É importante que todas as aplicações de vacinas estejam em dias para aumentarem a chance do gatinho ficar imune a doença. Você pode contar conosco para fazer a imunização do seu melhor amigo, saiba mais. (e no saiba mais o link que mostra a parte de vacinas no site).

Manter os locais sempre limpos, desinfetados e bem ventilados, e não deixar o gato em locais com trânsito grande de felinos diferentes, não permitir o acesso e o contato com animais de rua.
Ao perceber qualquer sinal em seu amigo, conte com nossos veterinários para avaliá-los.